We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.
/
1.
2.
3.
4.
Bagaceira 03:56
5.
6.
Mim Dê Amor 03:28
7.

about

Três amigos prestes a se despedirem por tempo indeterminado decidem gravar um álbum: essa é a maneira mais simples de explicar o nascimento de Naculudu, banda formada por Leo Fazio, Marina Mole e Wesley Castellano. O grupo acaba de lançar seu álbum de estreia, Gambiarra Pra Cachola. Atualmente, eles vivem em países diferentes: Leo, na Argentina; Marina, em Portugal; e Wesley, no Brasil. O disco registra o último mês de encontros entre o trio e reflete a antropofagia modernista que surge a partir de suas referências: a música de Geraldo Vandré e de George Harrisson, o cinema novo de Glauber Rocha, o simbolismo de Baudelaire e a sociologia de Gilberto Felisberto Vasconcellos.

Nascido no fim de 2021, ainda em meio à pandemia, o projeto começou com Leo e Wesley, amigos desde o ensino médio – e co-fundadores da banda Molodoys junto com Camilla Araújo. Fazio estava prestes a se mudar para Buenos Aires quando os dois decidiram trabalhar em composições que estavam guardadas ou incompletas. O processo de gravação de um álbum se consolidou quando a multiartista Marina Mole, que já integrava o projeto solo de Fazio, se uniu à dupla. Eles formaram juntos a Naculudu, termo que saiu de um vídeo viral de uma batalha de rima de dois moçambicanos, como explica Wesley: “Ouvimos a palavra e amamos a sonoridade. Com uma busca rápida na internet, encontramos um belo significado: ‘Eu rezo por você’. Descobrimos em seguida, através de um vídeo de um angolano, que ‘naculudu’ era simplesmente uma raça de um pato em Moçambique. Mas ficou”.

Entre encontros de despedida e improvisos musicais baseados nas experiências compartilhadas pelos três, novas composições foram surgindo, mesclando interesses e paixões mútuas e próprias de cada um. Outros amigos foram se juntando durante as gravações: o disco tem contribuições de Camilla Araújo, Leon Sanchez, fluiz e Lucas Monch. As composições ganharam novas camadas, consolidando um trabalho de caráter coletivo. Nascia, assim, o álbum Gambiarra Pra Cachola, nome que recupera, agora em chave anti-imperialista, um título de um disco natimorto dos idos de 2010, quando Leo Fazio e Wesley Castellano sonhavam com a gravação de suas primeiras composições. "Mesmo sendo um projeto intermitente, Naculudu tem uma grande vantagem: por não estar vivo (dada a distância que agora separa seus integrantes), ele nunca poderá morrer", divide Wesley.

credits

released August 3, 2023

Composição: Leo Fazio, Marina Mole e Wesley Castellano
Vozes: Leo Fazio, Marina Mole e Wesley Castellano
Backing vocals: Camilla Araújo, fluiz e Gabi Jacques
Viola caipira: Leo Fazio
Baixo: Camilla Araújo e Leo Fazio
Guitarra: Leo Fazio, Lucas Monch e Leon Sanchez
Sanfona: Leon Sanchez
Gaita: Leo Fazio
Programação e produção musical: Leo Fazio
Capa: Marina Mole

license

all rights reserved

tags

about

Leo Fazio São Paulo, Brazil

Described by NPR Music as a musician that makes "brilliant experimental sounds, with a knack for pushing the envelope on eccentric and electrifying spins of traditional Brazilian music", Leo Fazio (São Paulo, 1992) is a non-binary artist who works across a broad spectrum of experimental music idioms. Their first record was described as a modern classic by the portuguese newspaper Jornal Público. ... more

contact / help

Contact Leo Fazio

Streaming and
Download help

Report this album or account

Leo Fazio recommends:

If you like Gambiarra Pra Cachola, you may also like: